25 de setembro de 2014

Desproporção céfalo-pélvica

Ahhh então o teu médico disse que tu não tem passagem pra ter um parto natural?!
Pois bem....

"Fala-se em "desproporção céfalo pélvica" (DCP) quando a pelve materna não permite a passagem da cabeça fetal.
A DCP real só é diagnosticada durante o trabalho de parto. Não há exames de imagem, de medida de ângulos da pelve, ou de toques vaginais fora do TP que possam prever se há passagem ou não para a cabeça fetal, até porque todos os diâmetros são maleáveis durante o TP ativo.
Uma mulher que tem ângulos estreitos da pelve, em TP espontâneo e sob livre deambulação, procurará instintivamente mudanças de posturas e posições, que facilitarão a passagem da criança pela pelve. A bacia não é estática, tem certa mobilidade, e sofre alterações durante toda a gestação para facilitar o parto (embebimento e frouxidão de ligamentos, alteração de tônus muscular, mobilidade de articulações habitualmente rígidas).
Da mesma forma, a cabeça fetal também sofre moldagem, durante sua adaptação ao canal de parto. isso acontece através de acavalgamento de suturas do crânio fetal, formação da bossa serosanguinolenta, flexão e extensão do pescoço e rotação lateral, dependendo da necessidade para se acomodar à passagem na pelve.
Um bebê pequeno pode apresentar DCP, se estiver numa posição anômala (deflexões, assinclitismos), enquanto grandes bebês podem nascer sem dificuldade_ou seja, o peso fetal não é necessariamente determinante de DCP.
Não se faz diagnóstico de DCP antes de dilatação praticamente completa. Esse diagnóstico seria feito após 4 horas sem progressão da dilatação na fase ativa do TP, e após 3 horas de expulsivo sem progressão da descida numa primípara ou 2 horas na multípara. Esses prazos foram estabelecidos recentemente no novo consenso do ACOG sobre duração do TP.


Por Carla Polido - obstetra.

Um comentário:

  1. Eu sempre quis ser mãe e ter um parto natural,
    minha filha nasceu depois de 5 anos tentando engravidar, as 37 semanas de gestação, de uma cesariana, pois depois de um trabalho de parto rápido e com dilatação completa(bolsa rota as 3:15 da madrugada e as 8:34 totalmente dilatada), ela não passou, o médico disse que havia uma desproporção céfalo-pélvica, esperamos um pouco mais, tentamos mais alguns exercícios e realmente ela não descia mais, confiei e as 12:42 ela nasceu. Nasceu sem chorar, muito bem, tranquila com 3,180 Kg e 47,5, fiquei tranquila, pois tentamos de tudo. Mas já vi pessoas torcendo o nariz por causa da cesariana porque isso do bebê não passar não existe, mas acho que cada caso é um caso, infelizmente tem horas que as coisas não são como desejamos. Adorei o artigo, muito esclarecedor, parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir